Fico pensando se a nossa Magnifica Reitora, Profª Drª Olinda Batista Assmar, parou para pensar quando enganosamente aderiu ao ENEM 100% na UFAC como única forma de ingresso, que por acaso há muitos jovens que querem entrar no Ensino Superior e não tem acesso a internete, que por sinal é a única forma de se inscrever no ENEM, ela pode argumentar que os projetos de inclusão digital serve para essas pessoas, e quando esses mecanismos não estão funcionando com por exemplo na "Princesinha do Acre" (Xapuri) veja a foto
O Telecentro Comunitário do Programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, instalado no prédio da Fundação Municipal de Cultura e Desportos de Xapuri, está sem acesso à internet desde a última terça-feira, dia 7, para ver a matéria na íntegra clique aqui.
Portanto, Senhora Reitora peço-lhe que rediscuta essa questão do ENEM 100% na UFAC por "N" motivos.
Nosso Ensino não nos prepara para o ENEM, a Prova é tanta que nos terceiros anos temos o Pré-Vestibular. Portanto não queremos ser cobaias.
A lisura do Vestibular 2011 não pode ser contestada, o que aconteceu foi 207 candidatos que não atenderam ao edital, que é a lei do Vestibular, Já não posso falar o mesmo dos últimos ENEMs, uma vez que houve vazamento de provas, questões erradas e até gabaritos invertidos mostrando total descomprometimento e desorganização. Não somos palhaços!
A qualidade do Ensino do nosso Estado nem de longe se compara ao das regiões mais desenvolvidas, nós não iremos concorrer apenas com pessoas de Escola Pública dos grandes centros, mas também com alunos das melhores Escolas Particulares do País, por esse motivo há quem diga que "ENEM É INSTRUMENTO DE CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS RICOS ÀS UNIVERSIDADES PÚBLICAS" confira,ah! e atente para o Comentário postado nessa matéria, aqui . Com o ENEM como instrumento de ingresso à UFAC só ajudara à Elite que querem, geralmente, os Cursos dito "nobres" Medicina, Direito e Engenharias, entre outros. Uma vez que antes com o nosso tradicional Vestibular, a Elite gastava o seu Capital Burguês com Transporte, Estadia, Alimentação e as vezes com cursinho da nossa História (História Acreana). Agora com o ENEM essa Elite vai economizar o seu Capital Burguês, pois ira fazer o processo seletivo no seu domicílio e depois só tera que se inscrever e colocar a sua altissíma pontuação tomando as vagas dos acreanos, se antes o percentual de acreanos nesses cursos "nobres" era pequeno, agora com essa facilidade para a Elite das grandes capitais podemos esquecer esses cursos.
Vale ainda lembrar que com esse ENEM podemos esquecer a História Regional, uma vez que esse exame não está atento pra questão da regionalidade. Se já não sabemos a História do nosso Estado agora é que cairá no esquecimento mesmo. Há um célebre autor que diz "Um povo que esquece a sua História, está facilmente passível a dominação"
A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE como diz o nome é uma instituição Federal de ensino superior. Assim, não podemos restringir a entrada de estudantes nesta Universidade somente há alunos acreanos por que como a instituição é Federal, todo estudante, seja qual for a sua origem ou estado tem o direito de ingressar na UFAC. Por tanto, se os estudantes acreanos querem uma Univeridade somente para eles, que faça greve no palacio do governo para que o senhor governador possa criar uma Universidade estadual, ou que você estudante crie sua própria Universidade, ou mais ainda, que você estude muito para ter a capacidade de passar no processo seletivo do Enem.
ResponderExcluirGostaria de ter um dialogo com o Senhor Terra, pois essa é a foto do seu Perfil né?, se tiver algum meio de comunicação interativa por favor passe. Gostei de o Senhor ter comentando, e antes de estabelecer um diálogo com vossa senhoria. Queria perguntar a você, como Mestrando em Desenvolvimento Regional e Geógrafo, quero saber onde cabe a Geografia local no ENEM? Teve essa preocupação senhor Estudioso? Ah, Gostei do Blog, só acho estranho ele ter poucas postagens e serem do dia de hoje, dia 14. +Ficaadica
ResponderExcluir